Criado com o propósito de fortalecer a presença feminina no meio empresarial e cultural, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), vinculado à Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), tem se consolidado como um dos mais importantes agentes de transformação social na região Sul do Tocantins.
Voltado ao incentivo ao empreendedorismo feminino e à valorização da mulher nos espaços de poder e decisão, a presidente do CMEC, Ellen Gouveia, destaca que a entidade tem realizado ações que vão muito além do universo corporativo. Por meio de projetos, eventos e campanhas de solidariedade, o Conselho tem deixado uma marca significativa na vida de muitas famílias gurupienses.
“Promovemos uma campanha de arrecadação de Mucilon, em parceria com empresas locais, voltada ao atendimento de pacientes em tratamento oncológico. A iniciativa, que uniu responsabilidade social e empatia, reforça o papel do Conselho como elo entre o setor produtivo e as causas humanitárias”, destaca a presidente.
Liderança Feminina
Além das ações sociais, o Conselho promove oficinas, palestras e capacitações que visam a formação técnica e o empoderamento de mulheres empreendedoras. O crescimento contínuo do CMEC reflete o engajamento de suas integrantes e a necessidade de espaços onde a liderança feminina seja protagonista.
“O empreendedorismo feminino, em sua essência, representa liberdade. Para muitas mulheres, empreender significa conquistar autonomia, alcançar seus objetivos de vida e reencontrar o sentimento de produtividade. É por meio dos negócios que elas se fortalecem e constroem seus próprios caminhos”, pontua Gouveia.
Fortalecimento
À frente de iniciativas que incentivam o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, a presidente Ellen Gouveia tem se destacado como uma das principais vozes do empreendedorismo feminino em Gurupi, no sul do Tocantins. Com uma trajetória marcada pelo engajamento em projetos voltados ao fortalecimento da economia local, Ellen ressalta o avanço das mulheres no cenário empresarial, mas também pontua os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
“Entre 2012 e 2024, o número de mulheres empreendedoras cresceu 42%. Embora esse avanço seja significativo, ainda há muito a ser feito. Em Gurupi, temos observado um movimento crescente de mulheres determinadas, comprometidas com seus empreendimentos e com o fortalecimento do empreendedorismo feminino na cidade”, destacou a presidente.
Com base nesse crescimento, Gouveia reforça a importância de políticas públicas, capacitação e redes de apoio que favoreçam o protagonismo feminino no setor empresarial, sobretudo em municípios do interior, como Gurupi.
As parcerias também são essenciais e vem ocorrendo através do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que valoriza iniciativas que conectam inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável, o trabalho do CMEC representa o espírito do novo empreendedorismo: aquele que transforma, acolhe e inspira.
O CMEC tem se destacado pela capacidade de articular iniciativas que unem o fomento econômico à sensibilidade social. É essa atuação integrada que o torna um exemplo a ser seguido por outras organizações. Quer conhecer mais sobre as ações do CMEC, visite a página do Instagram - https://www.instagram.com/cmecto.gurupi/
Confira o Podcast completo com produção e locução do acadêmico de Jornalismo da UnirG - João Paulo Gonçalo
Siga o Curso de Jornalismo no Instagram: @jornalismo.unirg