A Universidade de Gurupi (UnirG), por meio do curso de Jornalismo, inaugura uma nova fase de aprendizado para seus acadêmicos com a criação de uma página experimental, desenvolvida para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esta iniciativa tem que se dá a partir do primeiro semestre de 2025, tem como objetivo proporcionar uma experiência real do cotidiano jornalístico, preparando os alunos para os desafios e exigências do mercado de trabalho.
O projeto busca integrar teoria e prática, permitindo que os estudantes, sob a supervisão de professores e profissionais da área, possam vivenciar as rotinas de produção de conteúdo, apuração de notícias, edição, redação e até mesmo o gerenciamento de uma plataforma digital. Este tipo de exercício proporciona uma imersão no universo jornalístico e prepara os alunos para os múltiplos caminhos que poderão seguir em suas carreiras profissionais, seja no jornalismo impresso, digital, televisivo ou em assessorias de imprensa.
A prática acadêmica tem ganhado cada vez mais relevância nos cursos de comunicação, principalmente no jornalismo, onde a experiência prática é essencial para que os futuros profissionais saibam lidar com a dinâmica de uma redação, com a apuração de fatos e com as exigências de prazos.
De acordo com os professores envolvidos no projeto, a proposta é que os estudantes se desafiem, experimentem novas abordagens e se envolvam de forma ativa na produção de conteúdos diversificados, como textos, vídeos, podcasts e outros formatos que estão em alta no mercado jornalístico. Além disso, a página também serve como uma vitrine para o trabalho dos alunos, que poderão apresentar suas produções para o público e até mesmo para potenciais empregadores no futuro.
O estágio prático também reflete a importância de uma formação que esteja alinhada com as necessidades do jornalismo contemporâneo, onde as novas tecnologias e as plataformas digitais têm um papel fundamental na forma como as notícias são produzidas e consumidas. Por isso, a integração das novas ferramentas de comunicação no processo de aprendizagem é um dos pontos altos dessa experiência.
Esta página experimental não é apenas um ambiente de aprendizado, mas também um espaço de inovação, onde os alunos têm liberdade para explorar novas ideias e formatar projetos que atendam às expectativas do público contemporâneo. Ao mesmo tempo, eles têm o suporte da universidade, garantindo que seus trabalhos estejam em conformidade com os princípios éticos e técnicos que norteiam a prática jornalística.
Fonte: Redação