A Universidade de Gurupi (UnirG) participa do III Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Brasil/Moçambique. O evento acontece de 17 a 19 de setembro de 2025, no campus de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). O marco no cenário acadêmico internacional será através da equipe de professores que vai coordenar o Grupo de Trabalho ST-14 que visa discutir o tema: “Mídia, Poder e Meio Ambiente”.
Os representantes da UnirG propõem uma reflexão crítica sobre o papel da mídia e da comunicação em tempos de crise ambiental, desinformação, polarização política e ameaças às instituições democráticas. O foco é discutir como os meios de comunicação moldam, tensionam ou silenciam discursos sobre sustentabilidade, poder e democracia.
As submissões dos trabalhos estão abertas e seguem até o dia 15 de julho. Interessados devem preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/
A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Dra. Joyce Karoline Pontes, destaca que o Simpósio busca reunir reflexões que contribuam com a compreensão crítica do cenário midiático atual, pois “a comunicação tem um papel relevante na forma como a sociedade compreende as questões ambientais e políticas. Por isso, o evento pretende ampliar o debate sobre os usos e responsabilidades da mídia nesses contextos contemporâneos abrangendo o conteúdo das grandes empresas e das mídias alternativas como por exemplo, as redes sociais", explica.
O jornalista e professor Me. Clifton Morais, observa que a mídia deve atuar na mediação de conflitos simbólicos e sociais. “O Simpósio é um espaço para analisarmos como a informação pode contribuir tanto para o fortalecimento da cidadania quanto para o reforço de desigualdades. Queremos estimular estudos que reflitam sobre essas tensões de interesses entre as classes dominantes e o público em geral", pontua.
O evento é uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre Brasil e Moçambique, além de estimular conexões acadêmicas interdisciplinares sobre temas urgentes da contemporaneidade. Segundo o professor Aldrin Pontes, que é mestre em Direito Ambiental, o evento torna-se muito interessante por fazer uma abordagem multidisciplinar nos debates.
“Em momentos onde questões ambientais ganham destaque nas discussões políticas e sociais, é fundamental que a comunicação e o direito caminhem juntos para garantir o acesso à informação de qualidade e a defesa dos direitos ambientais. O Simpósio propõe justamente essa integração, promover debates que possam contribuir para o enfrentamento das injustiças ambientais e a construção de políticas públicas mais eficazes”, destaca.
Quem pode participar?
Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, jornalistas, comunicadores, professores e profissionais de diversas áreas podem submeter trabalhos que serão avaliados pelos coordenadores de cada grupo de trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante os dias de evento no mês de setembro. Para saber mais sobre o simpósio e como se inscrever no ST 14 - Mídia, Poder e Meio Ambiente, acesse: https://sites.google.