A professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG), Profa. Dra. Joyce Karoline Pontes, concluiu seu pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), campus de Palmas, sob a supervisão da Profa. Dra. Jocyléia Santana dos Santos. Como resultado de sua pesquisa, lançou o livro “Educação Superior Indígena no Amazonas: um estudo da experiência do Proind da UEA”, publicado pela Editora Veloso.
A obra investiga a experiência do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e reflete sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuíram para a formação de professores indígenas no contexto amazônico.
Em entrevista, a professora Joyce ressaltou a importância social do estudo. “Essa pesquisa procura dar visibilidade à luta dos povos originários pela preservação de sua cultura e pelo acesso à educação superior de qualidade. A tecnologia, nesse processo, mostrou-se fundamental para levar conhecimento a regiões distantes, respeitando a interculturalidade. É um trabalho que não só registra uma experiência bem-sucedida, mas também reforça a necessidade de políticas públicas comprometidas com a inclusão e a diversidade”, afirma a autora.
A pesquisa, de caráter interdisciplinar, evidencia como o ensino superior mediado por tecnologias pode reduzir desigualdades, valorizando saberes tradicionais sem desconsiderar os conhecimentos universais. O livro também analisa a produção acadêmica dos egressos indígenas e os desafios enfrentados para consolidar uma educação verdadeiramente intercultural.
Com esta publicação, a professora Joyce espera contribuir para a formulação de novas estratégias educacionais que contemplem as especificidades culturais dos povos originários, promovendo a inclusão e combatendo preconceitos ainda presentes na sociedade.
O livro já está disponível para aquisição e é destinado a pesquisadores, educadores e a todos que se interessam por educação, direitos indígenas e políticas afirmativas. (Mais informações - [email protected]).