Sábado, 19 de Julho de 2025
19°C 35°C
Gurupi, TO
Publicidade

Coordenadora de Jornalismo da UnirG conclui Pós-Doutorado e lança livro sobre educação superior indígena

Profª Dra Joyce Karoline Pontes espera contribuir para a formulação de novas estratégias educacionais que contemplem as especificidades culturais dos povos originários

Redação
Por: Redação Fonte: Coordenação de Jornalismo
05/07/2025 às 17h57
Coordenadora de Jornalismo da UnirG conclui Pós-Doutorado e lança livro sobre educação superior indígena
Diculgação

A professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG), Profa. Dra. Joyce Karoline Pontes, concluiu seu pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), campus de Palmas, sob a supervisão da Profa. Dra. Jocyléia Santana dos Santos. Como resultado de sua pesquisa, lançou o livro “Educação Superior Indígena no Amazonas: um estudo da experiência do Proind da UEA”, publicado pela Editora Veloso.

A obra investiga a experiência do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e reflete sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuíram para a formação de professores indígenas no contexto amazônico.

Em entrevista, a professora Joyce ressaltou a importância social do estudo. “Essa pesquisa procura dar visibilidade à luta dos povos originários pela preservação de sua cultura e pelo acesso à educação superior de qualidade. A tecnologia, nesse processo, mostrou-se fundamental para levar conhecimento a regiões distantes, respeitando a interculturalidade. É um trabalho que não só registra uma experiência bem-sucedida, mas também reforça a necessidade de políticas públicas comprometidas com a inclusão e a diversidade”, afirma a autora.

A pesquisa, de caráter interdisciplinar, evidencia como o ensino superior mediado por tecnologias pode reduzir desigualdades, valorizando saberes tradicionais sem desconsiderar os conhecimentos universais. O livro também analisa a produção acadêmica dos egressos indígenas e os desafios enfrentados para consolidar uma educação verdadeiramente intercultural.

Com esta publicação, a professora Joyce espera contribuir para a formulação de novas estratégias educacionais que contemplem as especificidades culturais dos povos originários, promovendo a inclusão e combatendo preconceitos ainda presentes na sociedade.

O livro já está disponível para aquisição e é destinado a pesquisadores, educadores e a todos que se interessam por educação, direitos indígenas e políticas afirmativas. (Mais informações - [email protected]). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias