Sábado, 19 de Julho de 2025
19°C 35°C
Gurupi, TO
Publicidade

Acadêmicos do curso de Jornalismo da UnirG promovem Cine Debate sobre Cultura, Comunicação e Política

Iniciativa reúne acadêmicos para refletir sobre a relação entre mídia, sociedade e democracia

Redação
Por: Redação Fonte: Ascom UnirG
14/05/2025 às 19h00 Atualizada em 17/06/2025 às 19h04
Acadêmicos do curso de Jornalismo da UnirG promovem Cine Debate sobre Cultura, Comunicação e Política

No dia 13 de maio,  estudantes de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG ) participaram de um rico debate sobre temas contemporâneos, em uma ação do projeto de Pesquisa e Extensão Filosofia, Literatura e Cinema sob a supervisão do professor Me. Rafael Oliveira, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva. Os presentes assistiram a um episódio da segunda temporada da série Black Mirror, “The Waldo Moment”, lançada em 2011, e que discute populismo e espetacularização.

O evento contou com a participação do Vice-reitor da UnirG, Me. Paulo Henrique Costa Mattos e da professora convidada, Ma. Maria Otília Marinho Moura, que atua nas áreas de História e Filosofia. Eles compuseram a mesa de debates, enriquecendo o diálogo com conhecimentos teóricos e responderam aos questionamentos realizados pelos espectadores.

De acordo com o Me. Rafael Oliveira, responsável pela disciplina Estética, Comunicação e Cultura do curso de Jornalismo, a organização do evento foi realizada pelos acadêmicos, como uma atividade prática da disciplina.

“O episódio da série traz questões pertinentes para os estudos da área da Comunicação, com aspectos culturais, políticos, estéticos e políticos de grande relevância. O episódio trata sobre como um boneco conseguiu inserção na Política e que, de forma cômica e jocosa, banaliza a vida pública. A partir disso houve um debate sobre como os influenciadores ou pessoas que estão em evidência na mídia na atualidade, interferem na vida pública”, disse Oliveira.

“Discutir o papel da mídia e da política é algo essencial diante da atual realidade histórica em que vivemos. Infelizmente hoje a política está se beneficiando da superficialidade e da manipulação das redes sociais. A cultura da celebridade que permeia a política e a mídia deve ser questionada”, disse o Vice-reitor, Me. Paulo Henrique Costa Mattos, um dos professores debatedores.

Ainda segundo Mattos, o episódio da série Black Mirror apresenta uma metáfora poderosa, demonstrando como as novas mídias e a política estão contaminadas perigosamente pela superficialidade, pela falta do pensamento crítico e pela verdade e a ética como uma referência.

O Projeto de Pesquisa e Extensão Literatura, Filosofia e Cinema promove vários encontros como esse durante o semestre, o que possibilita a interação acadêmica em uma discussão aberta sobre temas importantes para a sociedade, além do desenvolvimento de pensamento crítico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias